Vereador Andreson Ribeiro convoca corretores para manifestação contra o que considera aumento abusivo na avaliação de imóveis



Após ter apontado possíveis irregularidades na avaliação que a Prefeitura de Vitória da Conquista vem fazendo dos imóveis na cidade, em discurso na sessão do dia 13, o vereador Anderson Ribeiro (PCdoB) voltou ao assunto e na sessão desta quarta-feira (20) convocou os corretores de imóveis e investidores imobiliários da cidade para uma manifestação na próxima semana. Segundo ele, a avaliação dos imóveis na cidade tem impactado na venda de imóveis, prejudicando o mercado.
“Um imóvel avaliado [pelo mercado] em torno de R$ 250 mil no Parque Imperial, recebeu, em nova avaliação da gestão municipal, o valor de R$700 mil reais, o que incide diretamente no pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)” , declarou.
“Quero conclamar todos os interessados, para que de hoje a oito [27, Dia do Corretor de Imóveis] possamos, saindo daqui da Câmara de Vereadores, a partir das nove horas, encaminhar-nos em protesto contra os aumentos abusivos das avaliações dos imóveis e, consequentemente, o efeito cascata dos aumentos do ITBI e do IPTU. Conclamamos também todos os colegas para que possam reforçar esse movimento suprapartidário, para que possamos levar essa mensagem à frente da Prefeitura Municipal”.
Anderson também mencionou informação publica no Blog do Sena de que o governo municipal vai enviar projeto à Câmara pedindo autorização para venda de terrenos públicos, “Eu quero crer que houve um sério equívoco, quando coloca-se que o Executivo Municipal enviará para essa Casa de Leis, um projeto, um pacote inclusive, para vender terrenos, áreas públicas dos conquistenses”.
Segundo o vereador, é inaceitável a apresentação de uma proposta para venda de patrimônio público, logo após o anúncio de aumentos abusivos dos impostos, além da falta de investimentos nos serviços básicos como saúde e educação para a zona rural e periferia do município. “Agora querem vender os terrenos, as terras das nossas crianças. Isso, ao meu ver, é demais. Aqui, nessa Casa, mesmo tendo vereadores do lado do governo municipal, tem homens de bens, mulheres de bens, que jamais irão permitir tamanha injustiça, tamanha lesão ao patrimônio do povo conquistense”, frisou Andreson.
A partir de texto original de Camila Brito / Ascom Câmara



