Futuro turístico, popularidade e sucesso eleitoral: as três grandes apostas da prefeita Sheila Lemos em torno do Arraiá da Conquista



Aposta de duplo sentido da prefeita Sheila Lemos (União) no âmbito da administração, a principal etapa do Arraiá da Conquista teve um bom começo neste fim de semana, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, que chegou perto de extrapolar a capacidade de 30 mil pessoas, ontem (21), forçando o fechamento temporário dos portões.
Com o maior investimento já feito pela Prefeitura em um evento festivo na cidade, Sheila já explicou que visa, como resultado a longo prazo, fortalecer a economia, ao transformar os festejos juninos de Vitória da Conquista em um atrativo para turistas, colocando o município no topo das maiores e melhores festas de São João do estado, ou, como é típico de seu discurso sempre autoconfiante, do Nordeste.
A segunda aposta da prefeita conquistense é na melhoria da avaliação pública de sua gestão, que vem experimentando desgastes desde os confusos episódios da Zona da Azul e da tragédia ocorrida durante as chuvas do começo de março, quando a dona de casa Rosânia Silva Borges morreu, após ser arrastada pela enxurrada por dentro do canal que começa na Avenida Caracas, um ponto da cidade para o qual a população já pedia solução, após uma primeira pessoa também ter sido tragada pelo mesmo canal e teve sua sobrevivência atribuída a um milagre.
O início do Arraiá da Conquista no parque de exposições agropecuárias, aliás, coincidiu com a definição da licitação para a obra de recuperação da drenagem no local onde ocorreram os dois incidentes mencionados, além do recapeamento de vias na Zona Oeste.
Com essa resposta prática ao problema urbano e com o apelo de marketing da festa, a gestora e seguidores políticos acreditam que a população reagirá bem e a aprovação de Sheila Lemos e de sua gestão melhorará. Mas, terão que esperar mais alguns dias para medir a eficácia das duas ações, principalmente do sucesso da festa, onde a Prefeitura aplica, pelo menos, R$ 6 milhões do Tesouro Municipal.
Essa medição é essencial, porque, além da questão administrativa e de eventuais projetos de tom econômico, como a ideia de estimular o turismo, ainda há uma terceira aposta (que muito acreditam ser a mais importante, neste momento), essa no campo eleitoral: o crescimento da pré-candidatura de Wagner Alves, marido da prefeita, que pretende se eleger à Assembleia Legislativa. Ainda pouco conhecido da população, sem histórico político de destaque e procurando encaixar um discurso de representatividade intempestivo, o êxito de Wagner Alves como candidato tem enorme dependência do sucesso das ações da esposa como gestora.
Contas feitas por setores da imprensa e dos partidos políticos apontam para uma necessidade de 65 mil a 70 mil votos para assegurar uma eleição de deputado estadual na federação União Progressista – que une o União Brasil, de Wagner e Sheila, e o PP. Com essa perspectiva, há quem afirme que o pré-candidato a deputado estadual do grupo da prefeita precisará chegar a cerca de 40 mil votos em Vitória da Conquista. E esse seria o alvo mirado por Sheila.
É certo que, das três apostas em torno do Arraiá da Conquista (e das obras que estão começando), a eleitoral é a mais complicada, mas a torcida maior é para que dê certo. Vitória da Conquista ganhará se acontecer, pois o aumento da bancada na Assembleia Legislativa e da representação política no estado – com Wagner e/ou outros(as) – é uma conquista que só fortalecerá o município.
Por enquanto, depois de duas noites de arraial cheio, a aposta caminha bem.




