Nota publicada no perfil do Instagram do Portal Sudoeste em Foco, de Itapetinga, informa que uma mulher indígena conhecida como Nega Pataxó foi a vítima fatal de conflito de indígenas e fazendeiros em invasão de terra na região de Itapetinga e Potiraguá.

De acordo com o Sudoeste em Foco, centenas de fazendeiros se reuniram na ponte do Rio Pardo na manhã deste domingo (21) para dar início a uma ação de desocupação de uma fazenda na região de Itapetinga, próximo do limite com o município de Potiraguá.

“Conforme comunicamos anteriormente, a fazenda de seu Américo foi invadida por um grupo intitulado indígenas, por volta da madrugada de ontem, sábado (20). Segundo as informações, o grupo de invasores estava armado e expulsou os vaqueiros da propriedade rural”, narra o portal.

Ainda conforme a publicação, “nessa ação de reintegração de posse, ocorrida hoje, por volta do meio-dia, houve um confronto e resultou em duas pessoas baleadas e uma atingida por flecha. Segundo as informações colhidas pela nossa reportagem, uma mulher, que faz parte do grupo intitulado indígena, teria sido atingida por um disparo de arma de fogo na região do abdômen”.

A mulher baleada teria sido socorrida e levada com vida para o Hospital e Maternidade de Potiraguá, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Um homem, também do mesmo grupo, foi atingido por disparo. Socorrido, ele foi estabilizado pela equipe médica e deve ser transferido para outra unidade hospitalar da região.

O rapaz que foi atingido por uma flecha, que fazia parte do grupo denominado Invasão Zero não corre risco e também recebeu atendimento, de acordo com o Portal Sudoeste em Foco.

ATUALIZAÇÃO:

A indígena assassinada Nega Pataxó, era irmão do cacique Nailton, que também foi baleado, mas está fora de perigo. De acordo com a versão dos indígenas, a fazenda que ocupavam foi cercada pelos fazendeiros em dezenas de caminhonetes, querendo a propriedade de volta, e relatam que policiais militares também teriam atirado contra eles. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) nega.

A PM informou que, além dos dois indígenas baleados, um fazendeiro levou uma flechada. Os três foram levados para o Hospital de Potiraguá, mas Nega Pataxó não resistiu aos ferimentos.

Segundo o portal Metrópoles, a Polícia Militar apreendeu duas pistolas, dois revólveres, carregadores e munições com integrantes do grupo Invasão Zero, contra a retomada dos territórios indígenas na Bahia. A dupla e as armas foram apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga. Os militares também encontraram uma flecha e uma foice no local.

Ainda de acordo com o portal, fazendeiros foram presos e autuados por homicídio pela morte de Nega Pataxó, cujo nome de rergistro é Maria de Fátima Muniz de Andrade, por tentativa de homicídio contra o cacique Nailton. A SSP reforçou o patrulhamento na região. O caso é acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul).

Comente

LEIA TAMBÉM

Blog no WordPress.com.