Inaugurada em setembro de 2013, ao custo de quase R$ 1,2 milhão, como opção de lazer e esportes para moradores de bairros Guarani e Cruzeiro/Petrópolis, a Praça da Juventude não tem recebido a devida atenção por parte da Prefeitura de Vitória da Conquista há alguns anos e, com isso, perdeu parte de seus atrativos e o público se afastou do local.

A desvalorização do equipamento tem sido alvo de queixas da população e críticas na imprensa. Para piorar, na sexta-feira (23) um jovem de 21 anos foi morto a tiros no local, o que fez aumentarem as reclamações de abandono.

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura divulgou que está trabalhando na revitalização da praça, “visando proporcionar um ambiente mais seguro para a prática de atividades esportivas e de lazer”, conforme registra matéria publicada no site oficial. As ações de revitalização informadas, porém se restringem a poda, capina e roçagem na praça e pintura da área do palco, com o objetivo de remover pichações.

O destaque é a instalação de câmeras de videomonitoramento na praça, que será feita em parceria com a Associação Empresarial de Vitória da Conquista (Acevic), que doou os equipamentos. “A iniciativa busca coibir ações de vandalismo e proporcionar um ambiente mais atrativo e seguro aos frequentadores do local”, ressalta a Prefeitura. O videomonitoramento da praça tem o apoio da empresa Camerité.

Para reforçar a segurança, durante o dia a Guarda Municipal faz rondas na praça , como forma de inibir a ação de vândalos e outros criminosos no espaço.

O coordenador de Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Anderson Rocha, diz que, com os cuidados que estão sendo feitos, a Praça da Juventude está aberta e pronta para sediar eventos culturais e esportivos. “Com o videomonitoramento, o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar será auxiliado, contribuindo para a segurança local e tornando-o ainda mais atrativo para a comunidade”, destacou ele.

Comente

LEIA TAMBÉM

Blog no WordPress.com.