Ivanildo deixará CPRSO até maio

Nomeado no dia 11 de junho e empossado no dia 10 de julho de 2018, o coronel Ivanildo da Silva deve deixar o Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) entre o final de abril e início de maio. Terá ficado à frente de um dos postos mais importantes da PM no estado por quase seis anos, antes dele, o primeiro comandante, coronel Inácio Lira, ficou por três anos. No CPRSO, Ivanildo consolidou uma relação com Vitória da Conquista que já dura 38 anos, desde que ele chegou em 1986 como Aspirante a Oficial. Também comandou a antiga Caesg, atual Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (CIPE-Sudoeste), foi diretor do Colégio Militar e comandante do Nono Batalhão, entre outras funções exercidas.

Próximo comando: quartel da Joaquim Correia

Agora, dizem, e ele não nega, está com o propósito de comandar a Prefeitura de Vitória da Conquista, cuja sede, na Praça Joaquim Correia, foi um quartel da PM na primeira metade do século passado. O nome do coronel Ivanildo já aparece em pesquisas com índices que deixam encabulados seus prováveis adversários. Também falam que já foi procurado pelos três principais pré-candidatos, que lhe acenaram com um lugar de vice. Consta que ele declinou dos convites.

Quem tem medo do polícia?

Levantamentos feitos por esses dias voltaram a mostrar o potencial eleitoral do militar. E algumas cabeças coroadas da política conquistense ficaram preocupadas. Hoje, há seis partidos reivindicando o apoio do eleitor para suas pré-candidaturas assumidas – PT (Waldenor), MDB (Lúcia), União (Sheila), PP (Romilson/Edilson) e PDT (Marcos Adriano), além de David Salomão, sem partido -, mas é voz corrente nos meios políticos da cidade que a entrada do coronel Ivanildo na disputa pode mudar tudo e embaralhar o tabuleiro.

Tem gente com medo do polícia.

Vice de Sheila: prefeita dá um garfo e se sai bem

Na entrevista exclusiva publicada nesta terça-feira (5) pelo BLOG, a prefeita Sheila Lemos, em um único movimento resolveu dois problemas que a estavam incomodando. Ao dizer que seu vice não será uma escolha individual dela, mas do conjunto de partidos que a apoiam, ela disse aos pretendentes atuais: ‘Vocês todos estão dentro’, mas também disse: ‘Não há nenhum de vocês na minha lista’. Assim, deixa de fazer sentido perguntar a Sheila em toda conversa ou entrevista se ela já escolheu o vice. Também ao mesmo tempo, diz aos partidos que eles terão força na sua campanha – e em seu eventual segundo governo.

Autônomos fora

A prefeita cria para quem está interessado em estar na chapa com ela a obrigação de ser filiado a um partido e, estando nele, convencer seus correligionários de que é um bom nome para vice na disputada eleição que vem por aí. Muito vice que se apresentou ou foi apresentado sozinho, sem partido a reivindicar o posto, ficou fora depois dessa estratégia de Sheila Lemos. A tal lista de 13 ou 14 nomes se reduz, significativamente.

O que é um garfo?

No xadrez, o garfo é uma jogada em que uma única peça ataca duas ou mais ao mesmo tempo.

Leia entrevista completa clicando aqui.

Piseiro do bem

Claro que ao mandar tirar a passagem para vir a Conquista, o governador Jerônimo Rodrigues pensa na política. No pepino de dar as mesmas respostas à imprensa: “Já tem um candidato, governador?”, sendo que ele já disse que tem dois, um homem e uma mulher, que seriam um bom casal (eleitoral, friso), mas ainda estão em bandas distintas. Porém, ele é o governador do Estado, a quem cabe cumprir promessas e tentar atender à sociedade que lhe pede ações em favor da cidade. Assim é que, abstraindo da parte político-eleitoral, destaco que ele vem aí de novo.

Dessa vez Jerônimo virá para dar respostas ao setor empresarial, que em 10 de novembro do ano passado, na Casa de Eventos Limão Doce, lhe pediu empenho na luta para tirar a duplicação da BR-116 no atraso; tentar inserir a cidade na rota da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol); assumir a requalificação do Distrito Industrial dos Imborés; trazer o gás natural da Bahiagás e construir de um centro de convenções.

BR-116 e Fiol não dependem de assinatura do governador, os demais pontos, sim. Não é uma aposta perdida cravar que ele vai autorizar as outras três coisas de uma vez.

Os pré-candidatos, as fotos e o BLOG

Enquanto, o Dia das Mães não chegar (mas, pode demorar até o São João), todas as certezas sobre a separação do PT de Waldenor e Lúcia do MDB ainda não superarão a expectativa de que se entenderão (eleitoralmente falando) ou não. Esse dia chegará. Por enquanto, estão separados e fazem coisas de pares separados, cada um do seu jeito. (Prestem atenção na profecia).

Ontem, ainda não era noite quando os dois começaram a postar fotos do ato em que o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a licitação do asfalto da estrada de Bate-Pé. Nenhuma foto em que aparecessem os dois. E isso, por horas, é um detalhe que chama a atenção, sinaliza uma grande competitividade. O BLOG viu as fotos e os textos, inclusive de release, então publicou. Mas… Waldenor postou depois as fotos gerais, em que ele e Lúcia aparecem ladeando Jerônimo.

Foi um erro não ter esperando mais antes de publicar.

Contudo…

Sempre existe um contudo -, material divulgado à imprensa pela assessoria de Waldenor e a insistência de Lúcia em manter o deputado fora de seu feed mostram que o BLOG não estava errado na análise da competitividade. Legítima, já que ainda estão em campanhas distintas, mas bem rivalidade.

As fotos em destaque

Duas fotos, ao invés de uma. Na primeira, o falecido prefeito Herzem Gusmão aponta para Zé Raimundo e diz algo que pelo ambiente e pelos semblantes, era bom de ouvir. Foi no antigo aeroporto de Vitória da Conquista. Estão na foto, Herzem, Lúcio Vieira Lima, Zé e Waldenor. Eram adversários políticos. Como Rui Costa, então governador da Bahia, e ACM Neto, prefeito de Salvador. De mãos dadas, no mais simbólico ato religioso-político da Bahia, a Festa do Bonfim.

Os instantes dão lição, parodiando James Carville, marqueteiro de Bill Clinton, ex-presidente dos Estado Unidos, em 1992: a política é humana, estúpidos!

Comente

LEIA TAMBÉM

Blog no WordPress.com.