Com o investimento de R$ 6,5 milhões, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), está garantindo água tratada para atender plenamente cerca de 8 mil imóveis nos distritos de São Sebastião, José Gonçalves e diversos empreendimentos imobiliários nesta região do município de Vitória da Conquista.

A Adutora de São Sebastião tem uma extensão de 20 quilômetros de tubulação com diâmetros que variam de 250 a 150 milímetros e um novo reservatório apoiado com capacidade para armazenar 300 mil litros de água. O equipamento foi construído pela Embasa em parceria com empreendimentos imobiliários instalados na região para regularizar o abastecimento em José Gonçalves, São Sebastião, São Domingos, Itaipu, Baixa do Cedro, Lagoa dos Patos e atender loteamentos no percurso da nova adutora de água tratada. Os moradores comemoram.

Moradora de José Gonçalves, Regina Santos Silva, proprietária de uma farmácia e de uma loja de produtos de limpeza, comemorou o resultado da obra. “Agora a água está chegando bem forte e sem faltar como ocorria antes da obra. Posso utilizar com tranquilidade em casa, assim como na fabricação de produto de higiene doméstica em minha loja”.

Já a moradora de São Sebastião, Taiany Almeida Soares, dona um pequeno mercado, diz ter percebido a melhora no abastecimento há duas semanas. “Não temos mais do que reclamar já que a água fornecida é de excelente qualidade, possibilitando a realização dos serviços em casa e tão logo aqui no meu comércio”, comentou.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a entrega da adutora de São Sebastião demonstra o empenho da empresa em garantir acesso à água tratada à população conquistense. “Trabalhamos para tornar realidade este equipamento que vai regularizar o abastecimento nesta importante área do município e continuamos empenhados em avançar para outras localidades”, disse o gerente, citando o projeto para ampliação da oferta de água na região de Bate-Pé e Pradoso.

Vitória da Conquista é o município mais bem saneado entre os 100 mais populosas da região Nordeste do país, segundo ranking feito pelo Instituto Trata Brasil, atendendo 97,18% da população com água tratada e 82,90% com serviço de coleta e tratamento do esgoto. No combate às perdas de água na distribuição, o município se destaca com 26,68% de perda, bem abaixo da média nacional que é de 35,04%.

Comente

LEIA TAMBÉM

Blog no WordPress.com.