Novo momento histórico, quatro anos depois, posse de Sheila Lemos consolida renovação na politica conquistense

Novo momento histórico, quatro anos depois, posse de Sheila Lemos consolida renovação na politica conquistense

Não era, em si, o momento mais feliz da política conquistense. O prefeito reeleito, Herzem Gusmão, estava hospitalizado em São Paulo, em estado grave, por causa da Covid-19. Mas, era um inegável momento histórico. Pela primeira vez, Vitória da Conquista testemunhava duas mulheres ocupando o espaço principal de um evento predominante masculino. Sheila Lemos, eleita vice-prefeita na chapa de Herzem, estava ali para ser empossada no cargo que, por quatro anos foi da sua mãe, Irma Lemos, a quem caberia, como prefeita em exercício que fora até o dia anterior, passar o cargo à filha. Uma situação rara pelos dois detalhes: mulheres e mãe e família.

RENOVAÇÃO

Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a história vai ganhar novas linhas. Mudam-se o cenário, as circunstâncias e os personagens – ou suas posições na história. Infelizmente, Herzem faleceu 67 dias depois da posse de Sheila e dos vereadores, e ela assumiu oficialmente a função mais importante do município. Foi eleita em 6 de outubro passado e fará nesta quarta o seu juramento como prefeita em nome de 116.488 conquistenses que deram a ela a primeira vitória no primeiro turno; a primeira vitória com mais de 100 mil votos; a vitória com a maior frente proporcional e absoluta sobre o adversário e, a anotação histórica mais representativa, que incomoda a alguns setores da política, mas é indelével: a primeira mulher eleita prefeita da terceira maior cidade da Bahia.

A posse dela carimba a renovação na sequência política de Vitória da Conquista. Em entrevista ao BLOG, recentemente, a prefeita disse que Herzem já calculava que ela assumiria, pois planejava manter-se altivo na política estadual com um mandato parlamentar, o que abriria lugar para Sheila em abril de 2022. Agora, instada a falar se tem projeto semelhante, a prefeita nega. Não haveria para o seu vice Alan os planos que havia para ela. Sheila diz que ficará no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2028. Se for mesmo assim, estão autorizadas as ambições de quem do seu grupo sonha com a cadeira que ela ocupa.

E no grupo (atual) de Sheila, à exceção do próprio Alan, que entra agora como vice, e de Abel Rebouças, que já tentou em 2012, não há outros que tenham disputado eleição majoritária municipal. Para 2028, a renovação se estabelece de uma vez. E isso se dá em sua maior parte em razão da eleição de Sheila, que interfere também no campo da oposição.

A eleição de 2024 dava sinais de uma tripolarização, com a ex-vereadora Lúcia Rocha (MDB) largando forte, liderando pesquisas por meses, enquanto o candidato do PT, deputado federal Waldenor Pereira, patinava em terceiro. Mas, acabou resultando diferente e Waldenor conseguiu afirmar que o PT ainda não perdeu o que construiu em 20 anos seguidos de poder. E mesmo com a estreia de Marcos Adriano na política conquistense, pelo Avante, o que se vislumbra para 2028 é o partido do presidente Lula que ainda terá maior viabilidade na disputa pela Prefeitura (o BLOG se nega a avaliar projetos aventureiros e menores).

E no PT quase todo mundo sabe que é preciso não apenas se redesenhar para as demandas e aspirações políticas da cidade, como apresentar um rosto novo. Em 36 anos o PT teve três nomes na principal disputa municipal. Por 20 anos, o PT só teve Guilherme e Zé Raimundo para o posto mais alto do município. Zé Raimundo, figura que goza do respeito da sociedade, foi candidato seis vezes, três como vice e três como prefeito, e em 2024, mesmo aparecendo bem nas pesquisas, cedeu lugar à sua dupla de mandato e Waldenor teve sua primeira chance. Dificilmente terá uma segunda, exceto se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divergir do relator do recurso que deferiu a candidatura de Sheila, contestada pelo PT, e deu a ela a vitória no primeiro turno.

E assim como no grupo ligado à prefeita, a fila para 2028 começa grande no Partido dos Trabalhadores. Márcia Viviane, Alexandre Xandó e Fernando Jacaré já viajam na poltrona da janela e, se em quatro anos não entrar um carona, devem ser as opções da renovação petista na política municipal.

A histórica posse de Sheila Lemos como prefeita eleita abre a temporada de inscrições.

Deixe uma resposta

Você não pode copiar conteúdo desta página

Descubra mais sobre BLOG DE GIORLANDO LIMA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading