Novo momento histórico, quatro anos depois, posse de Sheila Lemos consolida renovação na politica conquistense
Não era, em si, o momento mais feliz da política conquistense. O prefeito reeleito, Herzem Gusmão, estava hospitalizado em São Paulo, em estado grave, por causa da Covid-19. Mas, era um inegável momento histórico. Pela primeira vez, Vitória da Conquista testemunhava duas mulheres ocupando o espaço principal de um evento predominante masculino. Sheila Lemos, eleita vice-prefeita na chapa de Herzem, estava ali para ser empossada no cargo que, por quatro anos foi da sua mãe, Irma Lemos, a quem caberia, como prefeita em exercício que fora até o dia anterior, passar o cargo à filha. Uma situação rara pelos dois detalhes: mulheres e mãe e família.


RENOVAÇÃO
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a história vai ganhar novas linhas. Mudam-se o cenário, as circunstâncias e os personagens – ou suas posições na história. Infelizmente, Herzem faleceu 67 dias depois da posse de Sheila e dos vereadores, e ela assumiu oficialmente a função mais importante do município. Foi eleita em 6 de outubro passado e fará nesta quarta o seu juramento como prefeita em nome de 116.488 conquistenses que deram a ela a primeira vitória no primeiro turno; a primeira vitória com mais de 100 mil votos; a vitória com a maior frente proporcional e absoluta sobre o adversário e, a anotação histórica mais representativa, que incomoda a alguns setores da política, mas é indelével: a primeira mulher eleita prefeita da terceira maior cidade da Bahia.
A posse dela carimba a renovação na sequência política de Vitória da Conquista. Em entrevista ao BLOG, recentemente, a prefeita disse que Herzem já calculava que ela assumiria, pois planejava manter-se altivo na política estadual com um mandato parlamentar, o que abriria lugar para Sheila em abril de 2022. Agora, instada a falar se tem projeto semelhante, a prefeita nega. Não haveria para o seu vice Alan os planos que havia para ela. Sheila diz que ficará no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2028. Se for mesmo assim, estão autorizadas as ambições de quem do seu grupo sonha com a cadeira que ela ocupa.
E no grupo (atual) de Sheila, à exceção do próprio Alan, que entra agora como vice, e de Abel Rebouças, que já tentou em 2012, não há outros que tenham disputado eleição majoritária municipal. Para 2028, a renovação se estabelece de uma vez. E isso se dá em sua maior parte em razão da eleição de Sheila, que interfere também no campo da oposição.
A eleição de 2024 dava sinais de uma tripolarização, com a ex-vereadora Lúcia Rocha (MDB) largando forte, liderando pesquisas por meses, enquanto o candidato do PT, deputado federal Waldenor Pereira, patinava em terceiro. Mas, acabou resultando diferente e Waldenor conseguiu afirmar que o PT ainda não perdeu o que construiu em 20 anos seguidos de poder. E mesmo com a estreia de Marcos Adriano na política conquistense, pelo Avante, o que se vislumbra para 2028 é o partido do presidente Lula que ainda terá maior viabilidade na disputa pela Prefeitura (o BLOG se nega a avaliar projetos aventureiros e menores).
E no PT quase todo mundo sabe que é preciso não apenas se redesenhar para as demandas e aspirações políticas da cidade, como apresentar um rosto novo. Em 36 anos o PT teve três nomes na principal disputa municipal. Por 20 anos, o PT só teve Guilherme e Zé Raimundo para o posto mais alto do município. Zé Raimundo, figura que goza do respeito da sociedade, foi candidato seis vezes, três como vice e três como prefeito, e em 2024, mesmo aparecendo bem nas pesquisas, cedeu lugar à sua dupla de mandato e Waldenor teve sua primeira chance. Dificilmente terá uma segunda, exceto se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divergir do relator do recurso que deferiu a candidatura de Sheila, contestada pelo PT, e deu a ela a vitória no primeiro turno.
E assim como no grupo ligado à prefeita, a fila para 2028 começa grande no Partido dos Trabalhadores. Márcia Viviane, Alexandre Xandó e Fernando Jacaré já viajam na poltrona da janela e, se em quatro anos não entrar um carona, devem ser as opções da renovação petista na política municipal.
A histórica posse de Sheila Lemos como prefeita eleita abre a temporada de inscrições.



