Esgotamento sanitário de Campinhos e Simão avança e Embasa prevê conclusão no primeiro semestre do ano que vem. Investimento é de R$ 19 milhões


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estima a conclusão do esgotamento sanitário na região de Campinhos e Simão, em Vitória da Conquista, beneficiando cerca de oito mil moradores. A ligação dos imóveis ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista recebeu um investimento de R$ 19 milhões, recursos do Novo PAC/Orçamento Geral da União e recursos próprios da Embasa.
Estão sendo implantados 23,5 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, construídas três novas estações elevatórias de esgoto e 5,7 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) com potencial para atender cerca de dois mil imóveis.
Para o gerente de obras da Embasa, Jackson Rangel, o empreendimento proporcionará mais saúde e bem-estar à população desta área do município, além de reforçar o atendimento do serviço de forma geral. “A Embasa segue cumprindo a missão de ofertar qualidade de vida em sua área de atuação, acompanhando o crescimento urbano e contribuindo para o desenvolvimento. Em breve mais uma grande área da cidade será integrada ao sistema coletor de esgotamento sanitário, elevando ainda mais a cobertura deste importante serviço público”, explicou.
As obras estruturantes realizadas pela Embasa garantiram destaque para Vitória da Conquista que hoje é reconhecida como o município mais bem saneado do Nordeste do Brasil. Enquanto o Ranking do Saneamento evidenciou que o serviço de esgotamento sanitário está acima da média nacional que é de 56,7%, o Índice de Progresso Social (IPS) indicou nota 84,47, também acima da média nacional que é de 77,53.





